Design de avião





Buscando na web sobre design de avião, fiquei surpreso e feliz. Feliz por saber que ainda há áreas para inovar radicalmente, surpreso pela falta de opções quando se vai comprar uma aeronave. Todas são muito semelhantes, a inovações são muito tímidas e parece que o quesito design fica mais voltado a função. Mas nem tudo está perdido, achei uma novidade de 2006, sim novidade! Uma notícia no site do terra falando sobre design de avião ecológico, confiram: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1232201-EI299,00.html

Uma ideia sobre “Design de avião

  1. Vendo o “post” relacionado ao design de aviões, vale uma rápida consideração. O estudo apresentado na notícia, é um antigo conceito que a indústria estuda e vez ou outra o coloca em debate. O formato de “asa voadora” vem sendo estudado desde a década de 1930, sendo que alguns aviões chegaram a empregar este conceito, o mais famoso e recente deles é o bombardeiro stealth B-2. Porém, mesmo com suas vantagens aerodinamicas, o conceito apresenta algumas limitações bastante severas. Entre elas a manobrabilidade num avião maior seria extremamente comprometida.
    E em um avião civil voltado para transporte de passageiros, a segurança fica bastante comprometida devido a distancia entre as saidas de emergencia e os passageiros. Alem do grande numero de assentos por fileira.
    A aviação não tem o design como uma ferramenta estética quando se trata do projeto externo (asas, fuselagem, etc), mas sim como ferramenta aerodinamica (devemos lembrar que avião e helicoptero voam devido a forças aerodinamicas). E logico, como o conceito atual de tubo e asas funciona bem, ninguém quer mudar.
    Design tem tido apelo estético apenas em interiores, ainda assim com limitações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Sobre o Estúdio Ziper
Objetivos
Estúdio Ziper é uma empresa que projeta produtos industriais focado design estratégico específico para a indústria brasileira, buscando aumentar a competitividade de seus clientes frente ao mercado internacional.
Ponto de Vista
Entendemos que para aumentar a competitividade industrial, é necessário que o design compreenda e interfira em todos os processos que compõe a cadeia produtiva.
Contato Direto