Pense em como tornar-se designer

Alguns meses antes de iniciar o curso de desenho industrial o aspirante possui algumas expectativas em torno do curso e da profissão. Os mais variados pensamentos permeiam os horizontes do candidato, e diante de uma profissão com tantas possibilidades qual caminho escolher?

Durante o curso o aluno é bombardeado por diversas influências como livros, professores, alunos, concursos, exposições e redes sociais compartilhando a realidade local de diversas regiões. Tudo isso faz parte do repertório do estudante, que a partir dessas influências decide seu direcionamento.
O papel da faculdade, no modelo atual é preparar o aluno para utilizar um pensamento metódico, que o conduza a projetar com eficiência, além de incentivar a experimentação e buscar por seu próprio processo de trabalho.

Porém, durante o curso esse grau de entendimento por parte do aluno não é atingido, boa parte dos alunos estão insatisfeitos com a metodologia, e anseia por disciplinas práticas que o levem direto para o resultado final. Entretanto, esse sentimento é fruto da dinâmica do mercado nacional, que não compreende o design como disciplina de projeto, mas como mão de obra de produção.

Para finalizar, quando tiver dúvidas de qual caminho escolher, não olhe somente para o mercado, pois em um país sem cultura de design, a essência da disciplina em algumas vertentes conturbadas da profissão ainda não compreende a necessidade de projetar…. Vide o título ‘Diretor de Arte’.

Pense nisso.

X Prêmio House & Gift de Design

Estão abertas as inscrições para a décima edição do Prêmio House & Gift de Design.

O prêmio é aberto a todas as empresas, designers e estudantes, que podem inscrever trabalhos em cinco categorias: Artesanato Regional, Decoração (Iluminação, Acessórios para Decoração, Acessórios para Banheiro), Presentes (Projetos de uso Pessoal, Jogos, Objetos de Escritório, Presentes em Geral), Têxtil (Cama, Mesa, Banho, Revestimentos) e Utilidades Domésticas (Limpeza e Organização Doméstica, Utensílios de Cozinha, Eletrodomésticos , Mesa Posta Tradicional e Mesa Posta Casual). Na segunda delas, os autores ou empresas dos trabalhos selecionados terão que apresentar um exemplar da peça. O júri será presidido pelo designer Auresnede Pires Stephan
(Profº Eddy), professor do curso de design da FAAP e do Unicentro Belas Artes de S. Paulo.

O resultado do prêmio, um troféu, será divulgado no dia 14 de agosto de 2009, em solenidade de entrega dos troféus, durante a pré-abertura da 39a House & Gift Fair South América e, posteriormente, na revista HG Casa.
saiba mais em: http://www.grafitefeiras.com.br/novo/default.asp

Design + Emoção

Design Emocional é o tema do ciclo de palestras que ocorrem na PUC-PR, você que deve estar cansado de ler e saber sobre eventos de design que sempre ocorrem em São Paulo, não pode perder. O tema é bem interessante já que a palavra emoção ou algo relacionado a sentimento não sai dos discursos dos designers atualmente. As inscrições vão do dia 11/09 a 25/09 e os valores variam entre R$ 75,00 e R$25,00.

Para maiores informações acesse: PUC-PR

É isso ai e não deixem de comentar!

Palestras e cursos gratuitos sobre design no Rio de Janeiro

Nosso amigo Thiago Velloso editor dos blogs Rio Temporada e PapoWeb, enviou uma dica muito bacana, são as palestras e mini-cursos do Instituto Infnet http://www.papoweb.com/eventos-e-palestras/palestras-gratuitas-no-rj-ciclo-de-palestras-instituto-infnet.htm

Confiram…

Valeu Thiago!!!

Sobre o Estúdio Ziper
Objetivos
Estúdio Ziper é uma empresa que projeta produtos industriais focado design estratégico específico para a indústria brasileira, buscando aumentar a competitividade de seus clientes frente ao mercado internacional.
Ponto de Vista
Entendemos que para aumentar a competitividade industrial, é necessário que o design compreenda e interfira em todos os processos que compõe a cadeia produtiva.
Contato Direto