Design de…

Respeitando os grupos macros e as áreas que são extremamente específicas, como design automotivo, não existe designer de vassoura ou de pano de prato. Mesmo por que se você tem tanta certeza do que irá projetar é mais fácil comprar na loja.

Mais uma vez vou bater na tecla do design como parte do processo de projetar – sendo importante a compreensão por parte dos designers e contratantes que o profissional apto a projetar, possua antes dos méritos relacionados a criatividade, competência para estabelecer processos e gerir etapas.

É um grande mito essa história de profissional que é especialista em projetar liquidificador, faz brotar liquidificadores – pois mesmo o designer experiente irá usar seu aprendizado anterior como base para começar o processo novamente, senão, certamente o resultado do projeto seria idêntico ao anterior.

Eu trouxe esse assunto já desgastado só para dizer que as empresas estão procurando profissionais com experiência em projetar produtos específicos como:

‘O candidato deve ter 2 anos de experiência em projetar lancheiras retangulares azuis’

Quem deve tomar a decisão de qual é o melhor caminho para projetar, ou propor respostas é o designer ou o grupo de design responsável pelo projeto, que é pré estabelecido pelo briefing.

Isso me faz entrar em outro assunto… O designer deve ser parte integrante do briefing, e é umas das peças que analisa e propõe as necessidades e etapas do projeto.

Retomando a assunto dos anúncios de emprego, a partir dessa argumentação fica evidente que especificar qual é o tipo de designer que o projeto precisa sem entender qual é o processo de concepção de um produto, levará a uma cópia fracassada do que existe no mercado.

Sindicato dos designers

É fato que todo mundo, e sem exceção já debochou e esbravejou muitas coisas em relação aos sindicalistas. Sim há prós e contras em ser sindicalizado, entretanto não conheço metalúrgico que vira a noite, ou que não ganhe hora extra ou benefícios como refeição.
Nossos amigos metalúrgicos em sua grande maioria não possuem um grau de escolaridade muito elevado, porém, são organizados e nunca são passados para traz quando se fala em direitos trabalhistas. Já nossos pomposos designers, que em grande maioria vieram de família de classe média/classe média alta, que estudaram no mínimo 4 anos – não conseguem ao menos saber quais são seus direitos, e nem sabem o que está escrito em seus contratos de trabalho.
Será que somos burros?
O vídeo abaixo é sobre trabalho em empresas de comunicação, mas este também se aplica a designers de todas as camadas.

http://www.youtube.com/watch?v=ANoc0srXw3A

Palestra gratuita! Design gráfico, da concepção à finalização.

Nesta quarta-feira, Vanessa Queiroz, David Bergamasco e Marcelo Roncatti estarão na Livraria Cultura para uma palestra em que contarão como funciona o processo do design gráfico. Da concepção de uma idéia até o trabalho finalizado, os palestrantes apresentarão todas as etapas de um projeto de design. Durante o evento, haverá também a cerimônia da premiação dos vencedores do 1º desafio cultural de design da Revista Computer Arts Brasil. “

Vale ai a dica para quem vai estar em São Paulo, na quarta-feira a noite. Só para lembrar entrada GRATUITA!


QUANDO Quarta-feira, 17 de setembro às 19h
ONDE Livraria Cultura Shopping Villa-Lobos
END Av. Nações Unidas, 4777 – São Paulo – SP
TEL (11) 3024-3599

fonte: livraria cultura

Toy Design – Brinquedo de designer

Uma mercado muito interessante e que deve tomar conta do Brasil nos próximos anos é o Toy Design (ou Toy Art para quem preferir). Brinquedinhos interessantes que chamam muita atenção pelo design gráfico aplicado ao produto.

Brinquedos carreagos de design gráfico

Confira uma infinidade desses brinquedos de designer em:

http://www.madtoydesign.com

Sobre o Estúdio Ziper
Objetivos
Estúdio Ziper é uma empresa que projeta produtos industriais focado design estratégico específico para a indústria brasileira, buscando aumentar a competitividade de seus clientes frente ao mercado internacional.
Ponto de Vista
Entendemos que para aumentar a competitividade industrial, é necessário que o design compreenda e interfira em todos os processos que compõe a cadeia produtiva.
Contato Direto