Repensar o design e a sociedade

Talvez seja hora de repensar o design e a sociedae, entender o que fazer e o que nos motiva. Falar de design social é fácil, quando vivemos nas grandes capitais, não imaginamos o que nossas TVs de plasma podem financiar.

Boa parte da fome, miséria e violência são gerados pelos desejo dos mesmos produtos que projetamos para melhorar as nossas vidas. Então, o que estamos fazendo de errado?

Melhorar a vida da humanidade tem sido a tarefa de quem projeta, seja gráfico, produto ou indumentária.

Para sentir um pouco da necessidade social do que eu falo, vejam o trabalho do fotógrafo Pe Bonet

Design sustentável

Sustentabilidade já foi voga, mas parece que agora há outras coisas que dão mais dinheiro, como responsabilidade social e responsabilidade humanitária (que na minha opinião é a mesma coisa).

Eu acho o design sustentavel muito importante, mas ainda não o vejo em escala industrial. Falta apoio, conhecimento e principalmente vontade.

Em uma sociedade de consumo, fica difícil convencer as pessoas de que também dá pra ostentar o sustentável (já que é assim que consumimos).

Veja mais sobre sustentabilidade, assim quem sabe não podemos juntar um punhado de designers interessados em sustentabilidade em larga escala. http://www.sustentabilidade.org.br

Sobre o Estúdio Ziper
Objetivos
Estúdio Ziper é uma empresa que projeta produtos industriais focado design estratégico específico para a indústria brasileira, buscando aumentar a competitividade de seus clientes frente ao mercado internacional.
Ponto de Vista
Entendemos que para aumentar a competitividade industrial, é necessário que o design compreenda e interfira em todos os processos que compõe a cadeia produtiva.
Contato Direto