Desenho Industrial

Desenho Industrial é a atividade dedicada ao projeto de produtos de uso humano, seja no âmbito gráfico, de indumentária (moda), produto, ou digital.
Desenho Industrial, que foi proposto na Bauhaus, é um termo que está em processo de obsolescência, e esta sendo substituído pela palavra ‘design’. O emprego do termo Desenho Industrial é proveniente da percepção das diferenças entre os processos artesanais e industriais – sendo desenho industrial um atributo da revolução industrial e da necessidade de produção em massa.

Voltando a falar no desuso da palavra desenho industrial, esta mudança é movida pelo entendimento do que representa esta profissão, pois hoje os processos empregados nos projetos vão muito além da produção industrial, ou produção em massa.

Temos então que o desenho industrial está contido na palavra DESIGN, mas o contrário não acontece, pois o número de conceitos abrangidos na palavra DESIGN é muito maior, e são mais precisos.

Então, o que levou este blog a se chamar Desenho Industrial?

Em primeiro lugar esse blog se chama Desenho Industrial, por saber que Design ainda não é um termo completo e definitivo, e sendo assim prefere usar o termo transitório mais antigo, e também para ficar concatenado a história do design (que um dia também será história).

Para fins acadêmicos, profissionais e comerciais, não utilizem o termo desenho industrial, por hora, nos contentaremos em pronunciar apenas ‘DESIGN’.

17 ideias sobre “Desenho Industrial

  1. Pingback: Pontos para aprofundamento & fontes «

  2. iranildo ferreira em disse:

    quero receber mais informações sobre design,de desenho industrial por e-mail.

  3. A melhor definição de design: “as coisas são o que se tornam”

  4. gostaria de saber o objetivo do curso

  5. viviane postigo em disse:

    quero saber se vcs dão cursos de desenho industrial,e qual a idade minima

  6. Gostei muito do site, quero fazer facul de desenho industrial e tá sendo de grande ajuda. Agora é só correr atrás.

  7. Alexandre Sales Fortes em disse:

    Boa Noite,
    gostaria de ter acesso a desenhos idustriais ou designer de motores e habitáculo do veículo para apresentar projeto Inovador, não somente eu mas todos!!!!

  8. Marlene dos Santos em disse:

    Quero receber agenda de cursos para esse ano
    de desenho industrial, objetivos do curso e se encaminham para estágio.

    grata,

    Marlene

  9. fernanda em disse:

    olá! estou querendo cursar desenho industrial e tenho duvidas sobre a melhor faculdade. e oportunidades de emprego. podem me informar tudo direitinho por emaiL? grata!

  10. GABRIEL GOMES SANTOS em disse:

    Vc, criou esse site realmente voltado a ajudar e difundir a mega qualificação e desenvoltura dos estudos em desenho industrial, ou para ganhar dinheiro com o Google Adsense.

    Materias quase copiadas do wikipedia… XD

  11. para que area serve o curso

  12. wanderson em disse:

    Bom dia! Como faço para fazer este curso gratuito de desenho industrial?

  13. Não tem mais propagandas!
    Pode googlar, não irá encontrar meus textos. Porém o fato de parecerem da wiki pode ser por um motivo comum, pesquisadores sérios escrevem com base em estudos já publicados, e não ficam inventando coisas ou escrevendo com base no que eles acham.

    Se tiver mais dúvidas, pode continuar entrando em contato.

  14. Idevar Claro em disse:

    Gostaria de seguir este blog, recebendo todas informações possíveis sobre design.

  15. preciso de informações sobre curso de desenho indistrial em universidade…aguardo resposta….

  16. preciso informação sobre curso de desenho industrial em universidade pública… aguardo resposta….

  17. olá, estou pensando em fazer o curso de desenho industrial,mais não sei exatamente quais são as habilidades necessárias que devo ter, se realmente já tenho que ter alguma noção em desenho ou não, e quais são as universidades recomendadas em SP, caso alguem possa me ajudar fico grata pelas informações

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Sobre o Estúdio Ziper
Objetivos
Estúdio Ziper é uma empresa que projeta produtos industriais focado design estratégico específico para a indústria brasileira, buscando aumentar a competitividade de seus clientes frente ao mercado internacional.
Ponto de Vista
Entendemos que para aumentar a competitividade industrial, é necessário que o design compreenda e interfira em todos os processos que compõe a cadeia produtiva.
Contato Direto