Pense em como tornar-se designer

Alguns meses antes de iniciar o curso de desenho industrial o aspirante possui algumas expectativas em torno do curso e da profissão. Os mais variados pensamentos permeiam os horizontes do candidato, e diante de uma profissão com tantas possibilidades qual caminho escolher?

Durante o curso o aluno é bombardeado por diversas influências como livros, professores, alunos, concursos, exposições e redes sociais compartilhando a realidade local de diversas regiões. Tudo isso faz parte do repertório do estudante, que a partir dessas influências decide seu direcionamento.
O papel da faculdade, no modelo atual é preparar o aluno para utilizar um pensamento metódico, que o conduza a projetar com eficiência, além de incentivar a experimentação e buscar por seu próprio processo de trabalho.

Porém, durante o curso esse grau de entendimento por parte do aluno não é atingido, boa parte dos alunos estão insatisfeitos com a metodologia, e anseia por disciplinas práticas que o levem direto para o resultado final. Entretanto, esse sentimento é fruto da dinâmica do mercado nacional, que não compreende o design como disciplina de projeto, mas como mão de obra de produção.

Para finalizar, quando tiver dúvidas de qual caminho escolher, não olhe somente para o mercado, pois em um país sem cultura de design, a essência da disciplina em algumas vertentes conturbadas da profissão ainda não compreende a necessidade de projetar…. Vide o título ‘Diretor de Arte’.

Pense nisso.

Reclamações de Faculdades de design

Tenho visto muita gente reclamar das faculdades de design, que não ensinam direito, que o curso está vago, que está sem direcionamento, etc.

Qual é sua reclamação? O que você esperava de sua faculdade de design?  Sugestões!!! (Não precisa dizer o nome da faculdade se não quiser).

1º SEMINÁRIO DO CURSO DE DESIGN DA FAUUSP “DESIGN: QUO VADIS?”

Nos dias 05 e 06 de novembro de 2008 será realizado o 1º Seminário do Curso de
Design da FAUUSP, intitulado “Design: quo vadis?”

O Curso de Design da FAUUSP é novo, está em sua terceira turma e abre importantes
perspectivas de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Design do Produto e Design
Visual. Sendo um curso da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, o ensino de design
entrecruza-se com as questões do ambiente, edifício e cidade. Por outro lado,
implementam-se disciplinas que discutem meios de produção e comunicação, envolvendo
novas tecnologias, em trabalho conjunto com outras unidades da USP: Poli, ECA e FEA.

O seminário “Design: quo vadis?” tem como objetivo suscitar a discussão sobre o
campo do design, no eixo epistemológico e de suas práticas. A motivação para tal
debate surge da rotina do próprio curso, da necessidade de reflexão e avaliação de
sua estrutura curricular, de afirmação da sua identidade. Busca-se compreender o
design como disciplina, com um corpus de conhecimento específico, estabelecendo-se
vínculos com a atuação de designers contemporâneos.

O evento ocorrerá no Auditório da FAU, das 14:00 às 22:00 horas, com apresentação de
trabalhos por parte de professores e alunos e mesas redondas com palestrantes
convidados, para discussão de ensino e práticas profissionais. Está também
programado o lançamento da revista Desígnio nº 7.

A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pela internet através do link:
http://www.fau.usp.br/eventos/seminario_design/

Maiores informações no site www.fau.usp.br/eventos ou pelos telefones: 3091-4801
(Eventos FAU) ou 3091-4549 (Secretaria do Curso de Design).

Atenciosamente,

Curso de Design FAUUSP
(11) 3091-4549
cdesign@usp.br

Concurso OI, Design de Shapes e Camisetas

Para quem é “antenado” com o mercado tecnológico e/ou comunicação, sabe que a OI (operadora telefônica) está chegando em São Paulo e está causando o maior rebuliço, pelas suas campanha de marketing tentando se diferenciar das outras operadoras que já existem no mercado paulista. Dentro desse planejamento publicitário, a OI criou um concurso, para design de Shapes e estampas de Camisetas. Que teve sua votação encerrada recentemente e sua premiação acontece dia 19/10.

Servindo de inspiração, segue abaixo os 3 primeiros colocados na categoria Shapes e Camisetas.

Shapes:

1° lugar: Pássaros, por Lucas Vilela

2° lugar: fAKE, por Draco

3° lugar: Oi Puhl…, por Rogério Puhl

Camisetas:

1° lugar: criaturas, por Ariel Fajtlowicz

2° lugar: Amores Polifónicos, por Caio Vitoriano de Nunes e Carvalho

3° lugar: style free, por Rodisley Jose da Silva

Para ver os outros vencederos e concorrentes e a nossa fonte acesse:  http://concurso.oisaopaulo.com.br

Se tiver alguma dica ou sugestão não deixe de nos enviar.
E até a apróxima.

UNESP Desenho Industrial

A UNESP foi pioneira no estado de São Paulo em cursos de desenho industrial público. O curso de desenho industrial da UNESP está alocado em 2 cidades do interior do estado, e apesar de julgado incorretamente por algumas pessoas que não gostam da instituição, é um dos melhores curso de design do país, e só não é muito popular por não oferecer os luxos de uma faculdade particular, como computadores e salas de estar.

Uma das maiores vantagens em estudar na Unesp, além de não custar nada, é o valor dado a pesquisa e extensão. Nenhuma universidade particular produz hoje, mais conhecimento do que as universidade públicas.

Conheçam o curso da UNESP DESENHO INDUSTRIAL

Desenho industrial e design gráfico para quem chegou agora!

Constantemente recebo e-mail com as mesmas dúvidas… Em geral, a galera que está procurando um curso de design fica em dúvida sobre as nomenclaturas dos cursos, pois a salada continua.

Então design gráfico, desenho industrial produção visual, design gráfico e desenho industrial produção gráfica é a mesma coisa. Não se desespere, procure um curso específico e siga em frente, independente da nomenclatura a formação é a mesma

Faculdade de Desenho Industrial, como escolher

A dúvida mais comum dos candidatos a egressos em um curso de desenho industrial, é escolher o curso correto dentre as milhares de opções.

A primeira coisa a entender, é a estrutura dos cursos de desenho industrial (design), depois a área de atuação pretendida e por último a disponibilidade financeira. Mas isso não é o bastante, visto que estamos ainda em uma fase de compreensão do design, que por conseqüência gera mudanças nas grades dos cursos.

Hoje há cursos específicos para design de moda, digital, gráfico e produto e formações mistas onde se aprende um pouco de tudo. Se você têm dúvidas quanto a área de atuação pretendida, faça um curso misto e após o curso você pode fazer uma especialização, entretanto, se você tem certeza de que vai atuar em uma área específica, vá em frente e escolha seu curso.

O trecho acima seria ótimo, na teoria, mas tudo têm dois lados – curso específico é bom, mas é limitado quanto a conceitos fora da esfera de atuação, que são essenciais para uma atuação mais incisiva. Já os cursos mistos promovem dificuldade em entrar no mercado de trabalho por ensinar de forma superficial.

Pessoalmente, eu optei por um curso misto, visto a carga conceitual que adquiro na formação de desenho industrial (projeto gráfico/projeto de produto), pois me permite trabalhar com muito mais liberdade e segurança. Complemento meus ensinamentos com cursos extracurriculares de cunho prático, assim não fico preso as vagarosas mudanças das grades curriculares.

Sobre o Estúdio Ziper
Objetivos
Estúdio Ziper é uma empresa que projeta produtos industriais focado design estratégico específico para a indústria brasileira, buscando aumentar a competitividade de seus clientes frente ao mercado internacional.
Ponto de Vista
Entendemos que para aumentar a competitividade industrial, é necessário que o design compreenda e interfira em todos os processos que compõe a cadeia produtiva.
Contato Direto