TP6 › Tipocracia 6 anos: giro pelo sul

Neste mês de março o Tipocracia completa seis anos! Para comemorar, o
projeto fará um giro com o Curso Introdutório por seis cidades do sul
do país: Curitiba, Londrina, Joinville, Florianópolis, Santa Maria e
Porto Alegre. As atividades acontecem entre os dias 16 de março de 10
de abril. A programação completa encontra-se no site:
http://www.tipocracia.com.br/6

Flickr: http://www.flickr.com/photos/tipocracia/3323075185/
Twitter: http://www.twitter.com/tipocracia

Inscrições: cursos@tipocracia.com.br

10 melhores desenhos de tipos de 2008

tipos1

Peguei no site www.evasion.cc

Para quem gosta de tipografia e ficou curioso vale a pena dar uma olhada.

Acessa ai: www.evasion.cc/blog/comments/best-typeface-2008/

Site sobre tipografia

Aproveitando que estamos falando de Tipografia, gostaria de indicar um ótimo site sobre o assunto: www.unostiposduros.com

É um site bastante completo, com certeza parada obrigatória a todos os profissionais, estudantes e interessados pelo assunto.

É um site em espanhol, porém mesmo se você não domine a língua vale muito a pena fazer uma forcinha e explorar.

Com certeza você irá se deleitar nas notícias e artigos técnicos deste site. Aprovado!

Além do curso super bacana do pessoal do Tipocracia em parceria com a OTSP, quero indicar também dois livros que são essenciais aos colegas que querem adentrar a este fantástico universo dos tipos:

Estas são apenas duas sugestões entre tantas outras.

Se você tiver alguma nova sugestão sinta-se a vontade para dividí-la conosco.

Em breve retorno com novidades.

Quem compra tipografia no Brasil?

Ontem fui a uma paletra sobre tipografia digital, em que o palestrante era um typedesigner (designer de fontes) Brasileiro – Gustavo Lassala.

O fenomeno mais interessante ocorreu quando ele começou a falar sobre licenças de uso – a grande maioria ficou estático, ninguém ali no anfiteatro, mesmo que soubesse que fontes são um software e que custam dinheiro, haviam pensado na possibilidade de compra-las.

Eu já sabia da desonestidade do Brasileiro em relação a software, mas foi a primeira vez que me senti ladrão de software.

Como disse Gustavo Lassala, a fonte custa pouco dinheiro, mas no Brasil, a ética profissional não existe.

Você compra fonte? Já teve um projeto roubado?

PROJETO TIPOCRACIA MAIS – INICIAÇÃO AO DESENHO DE TIPOS

Tipocracia: estado tipográfico é um projeto que promove a cultura tipográfica brasileira. Em seus cinco anos, passou por mais da metade dos estados brasileiros, e teve edições realizadas em Viena e Portugal.
Agora, surge a iniciativa Tipocracia Mais, que vai oferecer quatro cursos para quem quer mergulhar no desenvolvimento de novas fontes. O primeiro deles é o Fontlab, que vai abordar aspectos teóricos e práticos do desenvolvimento de uma fonte, apresentando ferramentas, técnicas de desenho de caracteres a mão e formatos de fontes por meio do programa FontLab.

Ministrante: Eduardo Coan – www.dootype.com.br
Onde: Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba

Fique de olho no site http://www.tipocracia.com.br/mais/ para detalhes sobre os demais cursos.

Mais que fonte é essa!?

É caros leitores alguma vez você já deve ter olhado para uma peça, e ter se perguntado “nossa, que fonte interessante … qual o nome dessa fonte?” ou alguma outra coisa do gênero, só que simplesmente você acaba deixando de lado e esquecendo aquilo, onde muitas vezes você tinha uma idéia interessante para aplicar aquela fonte em outro lugar outro conceito e infelizmente não acaba aproveitando.

Pra quem não sabe existe sim recursos interessantes e tem como descobrir que “maldita fonte” é aquela, só deixar de ser um pouco preguiçoso, vou indicar agora um site simples que consegue te auxiliar com isso a partir da imagem da fonte. Esse site é o myfonts , de um jeito simples você só precisa fazer o “upload” da imagem para o site e ele tenta identifica-lá, vai uma outra dica para facilitar a identificação recorte o pedaço que está a fonte, quanto mais precisa a imagem da fonte for, melhor será a verificação.

Quem conhecer algum outro meio de identificar fonts nos enviei um e-mail.
É isso ai e até a próxima.

Tipos Latinos 2008 – Terceira Bienal de Tipopografia Latinoamericana

Dia 31 de Maio no Centro Cultural São Paulo (São Paulo – SP), em um sabadão, vai rolar a Terceira Bienal de Tipografia. Oficinas, palestras e exposições farão o repertório do evento.

Para mais informações, só consultando o blog oficial: http://www.tiposlatinos.com/2008/sede.php?id=15

Sobre o Estúdio Ziper
Objetivos
Estúdio Ziper é uma empresa que projeta produtos industriais focado design estratégico específico para a indústria brasileira, buscando aumentar a competitividade de seus clientes frente ao mercado internacional.
Ponto de Vista
Entendemos que para aumentar a competitividade industrial, é necessário que o design compreenda e interfira em todos os processos que compõe a cadeia produtiva.
Contato Direto