Sindicato dos designers

É fato que todo mundo, e sem exceção já debochou e esbravejou muitas coisas em relação aos sindicalistas. Sim há prós e contras em ser sindicalizado, entretanto não conheço metalúrgico que vira a noite, ou que não ganhe hora extra ou benefícios como refeição.
Nossos amigos metalúrgicos em sua grande maioria não possuem um grau de escolaridade muito elevado, porém, são organizados e nunca são passados para traz quando se fala em direitos trabalhistas. Já nossos pomposos designers, que em grande maioria vieram de família de classe média/classe média alta, que estudaram no mínimo 4 anos – não conseguem ao menos saber quais são seus direitos, e nem sabem o que está escrito em seus contratos de trabalho.
Será que somos burros?
O vídeo abaixo é sobre trabalho em empresas de comunicação, mas este também se aplica a designers de todas as camadas.

http://www.youtube.com/watch?v=ANoc0srXw3A

10 dicas essenciais para quem trabalha ou pretende trabalhar com design

“Confira abaixo 10 dicas essenciais para quem trabalha ou pretende trabalhar com design. Os conselhos foram inspirados num texto semelhante do arquiteto norte-americano Michael McDonough, publicado originalmente naThe Architect’s Newspaper.

1. Talento não é tudo
Talento é importante em qualquer profissão, mas também não é garantia de sucesso. Trabalho duro e sorte são fatores igualmente essenciais. Na verdade, se você não é muito talentoso, pode ainda se dar bem se investir nos outros dois fatores – não me pergunte como investir na sua sorte, tente um guru.

2. A maior parte do trabalho é um saco
Na faculdade pode parecer que todo o trabalho do designer é super-legal. Já na vida real, na maioria do tempo temos que mexer com papelada, rascunhar coisas chatas, checar fatos, negociar, vender, juntar dinheiro, pagar taxas, e por aí vai. Se você não aprender a gostar do trabalho chato, nunca terá sucesso.

3. Se tudo é igualmente importante, então nada é realmente importante
Quais dessas máximas um designer deve seguir: “não se atenha apenas aos detalhes” ou “Deus está nos detalhes”? A palavra de ordem deve ser hierarquia. Tudo é importante, sim. Mas algumas coisas são mais do que outras.

4. Não pense demasiadamente num problema
Designers são obsessivos por natureza. Não tente prolongar ou complicar um problema quando você já tiver a solução. Bola para frente!

5. Comece com o que você sabe
Na língua do design isso significa “desenhe o que você sabe”. Comece pelo começo: coloque no papel, ou tela, aquilo que você sabe e compreende. Depois, trabalhe sobre o que desconhece, resolvendo as questões complexas e removendo-as uma por uma. Todo designer deveria seguir esse princípio.

6. Não esqueça seu objetivo
Estudantes e jovens designers geralmente encontram soluções brilhantes para os problemas, mas na seqüência acabam perdendo o foco e despendendo esforços em vão. Um pensamento original é um presente dos deuses, principalmente quando você se atém a seu objetivo.

7. Equilibre seu ego
Excesso de confiança é tão prejudicial quanto baixa auto-estima. Seja humilde ao lidar com um problema. Identifique e aceite sua ignorância. Não abuse de seu poder de criar coisas, nem subestime suas dificuldades, caso contrário você poderá ser surpreendido – e não será uma surpresa agradável.

8.  Defenda suas idéias ou “de boas intenções o inferno está cheio”
Inovação e idéias brilhantes vão contra a natureza do contrato social. Para que elas sejam bem-sucedidas você terá que defendê-las e terá que envidar grandes esforços. Entretanto, a maioria fracassa. Prepare-se para trabalhar duro, prepare-se para falhar algumas vezes e também para ser rejeitado. O trabalho do designer tem muito em comum com as artes marciais: assim como um judoca no tatame, você nunca deve subestimar seu oponente. E se você acredita na excelência e na criatividade, seus oponentes serão inúmeros.

9. Resultado
Não importa o quão eficaz são suas habilidades diante de um computador, o quão brilhante é a sua escrita ou o quão excepcional qualquer habilidade sua é; se você não conseguir vinculá-las ao resultado, basicamente elas não existirão. Resultados. Lembre-se disso: vincule suas habilidades aos resultados.

10. O resto do mundo é importante
Se você espera realizar alguma coisa em sua vida, você vai inevitavelmente precisar de todas aquelas pessoas que você odiava no colegial e na faculdade. Um terno não faz de você um gênio. Não importa o quão espetacular é o seu design: alguém terá que construir ou manufaturar a peça para você. Alguém terá que assegurá-la. Alguém terá que comprá-la. Respeite todas essas pessoas. Afinal, você precisa delas.”

Fonte: Editora Abril
http://cursoabril.abril.com.br/servico/noticia/materia_186866.shtml

Dia Internacional da Animação!

Dia 28 de outubro acontece o dia internacional da animação, pois foi nessa data em 1892, que Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu “teatro óptico” no Museu Grevin , em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas no mundo.

Esse anoa amostra conta com 51 países realizando exibição de curtas-metragens nacionais e internacionais.

A mostra oficial é exibida simultaneamente em todas as cidades às 19h30 minutos do dia 28 de outubro.

No Brasil, o evento será realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), filiada à ASIFA (the International Animated Film Association) em várias cidades. Para saber mais sobre as cidades e o que rola especialmente acesse: http://www.abca.org.br/dia/

fonte: http://www.abca.org.br/

É isso ai e não deixem de enviar seus comentários ou sugestão de matéria/notícias.

European Design Awards 08’

Todo ano acontece a “Oscar” do design europeu, que visa premiar os melhores projetos nos mais variados segmentos do design como: Brand logo, Book layout, Magazine, Information site, Motion graphics, Packaging Miscellanious entre outros.

Eu sei que a premiação aconteceu em julho deste ano, mais esse post fica aqui mais como referência e inspiração de logotipo.

Vencedores da categoria Brand Logo 08’

Agency: gewerk GmbH + Co.KG
Country: Germany
Website: www.gewerk.com
Client: Senate Department for Urban Development, Berlin

Agency: élitradesign
Country: Italy
Website: www.elitradesign.it
Client: Facoltà di Architettura di Alghero, Università di

Agency: El Paso, Galería de Comunicación
Country: Spain
Website: www.elpasocomunicacion.com
Client: Sancti Spíritus Wines

Agency: El Paso, Galería de Comunicación
Country: Spain
Website: www.elpasocomunicacion.com
Client: Universidad Carlos III de Madrid

Agency: Barfutura
Country: Spain
Website: www.barfutura.com
Client: GETXOPHOTO

Vencedores da categoria Company Logo 08’

Agency: Valladares, diseño y comunicacion
Country: Spain
Website: www.valladaresdc.net
Client: Dulce Xerach

Agency: am + d creative communications
Country: Spain
Website: www.www.amd.nl.com
Client: Besturenraad

Agency: LOOVVOOL
Country: Estonia
Website: www.loovvool.com
Client: Punane Puu

Agency: o.pudov
Country: Russia
Website: www.pudof.ru
Client: Fund of Social Communications

Agency: Vidale-Gloesener Sarl
Country: Luxembourg
Website: www.vidalegloesener.lu
Client: Luxembourg et Grande Région Capitale Européenne de

Para quem se interessar ou quiser mais informações sobre as outras categorias e anos anteriores, fonte: www.ed-awards.com/

É isso ai pessoal não deixem de comentar e até a próxima!

Palestra sobre Design Centrado no Usuário

Bom galera, como todos sabem o desenhoindustrial.org está de volta com gás total!

E pra começar fica aqui uma dica imperdível, final de semana em Belo Horizonte/MG acontece a F1, palestra gratuita promovida pela Associação Mineira das Agências Digitais com o tema: Design centrado no usuário. Entre os palestrantes estão: Mariana Berutto (diretora executiva da Mapa Digital); Caio Cesar (professor PUC-Minas e consultor em Design Centrado no usuário).

Para que quiser conferir

Onde:
Newton Paiva, Campus Carlos Luz – Unidade Jk
Av. Presidente Carlos Luz, 220 – Caiçara, BH/MG

Quando:
11 de Outubro de 2008
Horário: 8:30h às 12h

Mais informações acessem: http://www.amadi.org.br/convite2008/f1/
fonte: http://www.amadi.org.br

É isso ai!
E não esqueçam de sugerir ou comentar a participação de vocês é muito importante!

Vaga de Emprego: Diagramador

Empresa: A+ Comunicação – Estúdio de design gráfico com foco em projetos editoriais
Vaga: Diagramador / Livros Didáticos
Requisitos: InDesign / Illustrator / Photoshop, compromisso, atenção com detalhes, espírito de equipe, vontade de aprender, bom humor.
Diferenciais: Saber inglês também conta pontos.
Local: Vila Madalena, São Paulo Horário: 2a a 6a, das 9h a 18h
Início: Imediato
Interessados enviar currículo, portfólio em PDF ou link e pretensão salarial para: gabriel@amaiscomunicacao.com.br

Indicado pelo leitor Lucas da Nóbrega
fonte: http://www.designgrafico.art.br

Concurso de Fotografia S.O.S Mata Atlântica 08′

Corram por que as inscrições para o concurso vão até o dia 31 de setembro e o melhor esse ano não precisa ser filiado a instituição para participar do concurso. As inscrições valem para fotógrafos amadores e profissionais, e podem ser enviadas até 4 fotografias, com o tema: Recursos Naturais da Mata Atlântica, dentro desse tema vale áreas degradadas, preservadas, plantas, árvores, animas entre outros. Com premiação chegando até R$ 5mil reais. Para saber mais sobre os outros temas, regulamentos e premiação acesse! www.sosma.org.br

Abaixo confira as fotos vencedoras dos dois últimos concursos.

Vencedor do concurso em 2006

Vencedor do concurso em 2007

É isso ai se souber de algum outro concurso interessante, não deixe de nos enviar um e-mail.

25ª edição da abcDesign

Em comemoração a sua 25a edição a revista abcDesign promove no dia 24 de setembro uma palestra com o pessoal do Estúdio LOBO. O evento será gratuíto e os primeiros 200 assinantes que se apresentarem, ganharão sketch books e concorrerão a um e-Mac usado no escritório da própria revista. Se você já se inscreveu ou interessou e quer se tornar assinante da revista abcDesign você também concorrerá a livros e camisetas, além de brindes especiais.

O que: Palestra com Estudio Lobo, e Comemoração da 25ª da abcDesign
Onde:
Auditório da FAE Business School – Curitiba
Quando:
24 de setembro
Horário:
19h30
Entrada:
gratuita
Maiores informações: www.revistaabcdesign.com.br

Design + Emoção

Design Emocional é o tema do ciclo de palestras que ocorrem na PUC-PR, você que deve estar cansado de ler e saber sobre eventos de design que sempre ocorrem em São Paulo, não pode perder. O tema é bem interessante já que a palavra emoção ou algo relacionado a sentimento não sai dos discursos dos designers atualmente. As inscrições vão do dia 11/09 a 25/09 e os valores variam entre R$ 75,00 e R$25,00.

Para maiores informações acesse: PUC-PR

É isso ai e não deixem de comentar!

Palestra gratuita! Design gráfico, da concepção à finalização.

Nesta quarta-feira, Vanessa Queiroz, David Bergamasco e Marcelo Roncatti estarão na Livraria Cultura para uma palestra em que contarão como funciona o processo do design gráfico. Da concepção de uma idéia até o trabalho finalizado, os palestrantes apresentarão todas as etapas de um projeto de design. Durante o evento, haverá também a cerimônia da premiação dos vencedores do 1º desafio cultural de design da Revista Computer Arts Brasil. “

Vale ai a dica para quem vai estar em São Paulo, na quarta-feira a noite. Só para lembrar entrada GRATUITA!


QUANDO Quarta-feira, 17 de setembro às 19h
ONDE Livraria Cultura Shopping Villa-Lobos
END Av. Nações Unidas, 4777 – São Paulo – SP
TEL (11) 3024-3599

fonte: livraria cultura

Sobre o Estúdio Ziper
Objetivos
Estúdio Ziper é uma empresa que projeta produtos industriais focado design estratégico específico para a indústria brasileira, buscando aumentar a competitividade de seus clientes frente ao mercado internacional.
Ponto de Vista
Entendemos que para aumentar a competitividade industrial, é necessário que o design compreenda e interfira em todos os processos que compõe a cadeia produtiva.
Contato Direto