Sindicato dos designers





É fato que todo mundo, e sem exceção já debochou e esbravejou muitas coisas em relação aos sindicalistas. Sim há prós e contras em ser sindicalizado, entretanto não conheço metalúrgico que vira a noite, ou que não ganhe hora extra ou benefícios como refeição.
Nossos amigos metalúrgicos em sua grande maioria não possuem um grau de escolaridade muito elevado, porém, são organizados e nunca são passados para traz quando se fala em direitos trabalhistas. Já nossos pomposos designers, que em grande maioria vieram de família de classe média/classe média alta, que estudaram no mínimo 4 anos – não conseguem ao menos saber quais são seus direitos, e nem sabem o que está escrito em seus contratos de trabalho.
Será que somos burros?
O vídeo abaixo é sobre trabalho em empresas de comunicação, mas este também se aplica a designers de todas as camadas.

http://www.youtube.com/watch?v=ANoc0srXw3A

15 ideias sobre “Sindicato dos designers

  1. Reinor em disse:

    Por favor, estou indecio entre dois cursos: design gráfico e design industrial. Qual área está mais forte atualmente,com melhor oportunidade de emprego?
    Aguardo resposta.
    Obrigado

    reinor@ymail.com

  2. Bom Dia,

    Gostaria de uma informação, não sei se poderão me ajudar… Gostaria de saber se existe uma carteira para bacharel em desenho industrial, como tem dos médicos da OAB entre outros…. e como posso fazer para faze-la.
    Obrigada Flávia.

  3. Jean Carlos Gomes em disse:

    O cargo que os operarios metalurgicos exercem é o calcanhar de Aquiles das indústrias. Por isso que seus beneficios estão muito bem calibrados desde o Governo Getulio.

  4. oi, passei pra conhecer seu blog, e desejar boa semana
    bjss

    aguardo sua visita :)

  5. sonia cunha em disse:

    Bom dia.
    Solicito informações sobre Associação de Desenho Industrial.
    Grata
    Sonia

  6. Faço design de produto e meu diploma vai ter o titulo: “Bacharel em desenho industrial”. Se trabalhar na produção é calcanhar de Aquiles todo mundo que trabalha na produção deveria ganhar muito bem, nao só os metalúrgicos. O que acontece é que a classe dos designers é desunida, ou pior não temos classe, ou pior ainda somo desclassificados.
    As vezes me sinto envergonhado com a falta de pensamento coletivo dessa classe. Entendo que é uma profissão se surgiu com a indústria combinada com o capitalismo e que por primar pela competição o capitalismo gera a individualidade, logo, designer por excelência são capitalistas e individualista. Estou generalizando tudo e criando silogismos pra explicar o absurdo dessa classe.

  7. Juliana em disse:

    Bom dia. Voces sabem me informar se existe algum sindicato dos designers ou desenhistas industriais em que eu pudesse me associar? Trabalho numa empresa e se voce ja contribui anualmente com um sindicato eles nao descontam um dia de salario seu. Obrigada Juliana

  8. Srs .
    Hoje sou gerente de projetos ( chamado na europa de Gerente de Plant Design)de uma empresa multi nacional que na qual trabalho a 23anos .
    Nesta empresa temos muitos engenheiros e todos recolhem o Crea e eu estou tendo que pagar um dia de trabalho quando na verdade poderia estar recolhendo direto para a classe dos desnhista industrial (Designers).
    Mas , não é só isso , não temos reconhecimento de Design nivel superior , eu ainda tenho este status aqui por se tratar de um empresa Multi.

  9. Reginaldo Cruz em disse:

    Boa tarde,

    Gostaria de uma informação, não sei se poderão me ajudar… Gostaria de saber se existe uma carteira para bacharel em desenho industrial, como tem dos médicos da OAB entre outros…. e como posso fazer para faze-la.
    Grato Reginaldo

  10. Celso Lima em disse:

    Sou formado em Desenho Industrial e gostaria de saber qual é o Sindicato que apóia esta categoria e se existe alguma carteira do Tipo CREA, OAB …
    grato – Celso Lma

  11. Apoio e acredito em nossa profissão, temos uma área rica e ampla de atuação, precisamos nos unir e conquistar nosso espaço e direito a uma associação dos designers industrial,(ADI) associação do designer industrial urgente.

  12. Cristiane Leir em disse:

    Bom dia!

    Sou formada em Desenho Industrial e gostaria de saber se há um órgão fiscalizador para nossa área, como a OAB, CREA, CRA etc….?
    Poderiam me ajudar?
    Muito obrigada. Aguardo respostas.

  13. Ana Maria Cardoso em disse:

    Bom dia!
    Li as perguntas que também são minhas dúvidas. Como ver as respostas.

    Atenciosamente
    Ana Maria Cardoso

  14. Patricia em disse:

    Também gostaria de saber as respostas. Como faço para ver?

  15. juliano silva em disse:

    olá, não consigo adiquirir meu certificado de designer industrial, porque a Unip simplesmente tirou da grade o curso,logo não posso executar minha DP de Atividade Complementar, e consequentemente realizar meu sonho de ser designer, como proceder sem sair perdendo??? quero meu dinheiro de quatro anos, ou meu certificado,por favor me ajudem!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Sobre o Estúdio Ziper
Objetivos
Estúdio Ziper é uma empresa que projeta produtos industriais focado design estratégico específico para a indústria brasileira, buscando aumentar a competitividade de seus clientes frente ao mercado internacional.
Ponto de Vista
Entendemos que para aumentar a competitividade industrial, é necessário que o design compreenda e interfira em todos os processos que compõe a cadeia produtiva.
Contato Direto