Quem compra tipografia no Brasil?





Ontem fui a uma paletra sobre tipografia digital, em que o palestrante era um typedesigner (designer de fontes) Brasileiro – Gustavo Lassala.

O fenomeno mais interessante ocorreu quando ele começou a falar sobre licenças de uso – a grande maioria ficou estático, ninguém ali no anfiteatro, mesmo que soubesse que fontes são um software e que custam dinheiro, haviam pensado na possibilidade de compra-las.

Eu já sabia da desonestidade do Brasileiro em relação a software, mas foi a primeira vez que me senti ladrão de software.

Como disse Gustavo Lassala, a fonte custa pouco dinheiro, mas no Brasil, a ética profissional não existe.

Você compra fonte? Já teve um projeto roubado?

4 ideias sobre “Quem compra tipografia no Brasil?

  1. Eu tive o prazer de ter algumas aulas de criação com o Gustavo Lassala pelo SENAI e gostaria de ter assistido à palestra.
    Essa questão das fontes é tão delicada quanto a de softwares. Acredito que essa cultura melhoraria a medida que mais pessoas se habituassem a criar fontes também.

    Abraços!

  2. Um adendo, no último parágrafo, o nome do ‘Font Foundry’ está errado! =o)

  3. Corrigido!

    Já fui programador, durante muitos anos e sempre fiquei indignado com a pirataria, entretanto eu também cometia o erro. É algo complicado demais em um país que históricamente é visto como trapaceiro (vide contrução de ferrovia e aquisição do Acre).

    Outro problema grave é que as universidades não falam em software, o veem como um mal e portanto não falam sobre eles.

    Obrigado pela correção, abraço!

  4. Opa,

    Pois é, como falei ontem já fui “roubado” e já comprei fonte. Mas o que os designers precisam ter em mente é que você pode agregar o preço da fone ao projeto, que o cliente paga o valor de forma indireta e ambos ganham com isso. É questão se informar sobre esse assunto que é um dos pilares do design.

    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Sobre o Estúdio Ziper
Objetivos
Estúdio Ziper é uma empresa que projeta produtos industriais focado design estratégico específico para a indústria brasileira, buscando aumentar a competitividade de seus clientes frente ao mercado internacional.
Ponto de Vista
Entendemos que para aumentar a competitividade industrial, é necessário que o design compreenda e interfira em todos os processos que compõe a cadeia produtiva.
Contato Direto