Faculdade de Desenho Industrial, como escolher





A dúvida mais comum dos candidatos a egressos em um curso de desenho industrial, é escolher o curso correto dentre as milhares de opções.

A primeira coisa a entender, é a estrutura dos cursos de desenho industrial (design), depois a área de atuação pretendida e por último a disponibilidade financeira. Mas isso não é o bastante, visto que estamos ainda em uma fase de compreensão do design, que por conseqüência gera mudanças nas grades dos cursos.

Hoje há cursos específicos para design de moda, digital, gráfico e produto e formações mistas onde se aprende um pouco de tudo. Se você têm dúvidas quanto a área de atuação pretendida, faça um curso misto e após o curso você pode fazer uma especialização, entretanto, se você tem certeza de que vai atuar em uma área específica, vá em frente e escolha seu curso.

O trecho acima seria ótimo, na teoria, mas tudo têm dois lados – curso específico é bom, mas é limitado quanto a conceitos fora da esfera de atuação, que são essenciais para uma atuação mais incisiva. Já os cursos mistos promovem dificuldade em entrar no mercado de trabalho por ensinar de forma superficial.

Pessoalmente, eu optei por um curso misto, visto a carga conceitual que adquiro na formação de desenho industrial (projeto gráfico/projeto de produto), pois me permite trabalhar com muito mais liberdade e segurança. Complemento meus ensinamentos com cursos extracurriculares de cunho prático, assim não fico preso as vagarosas mudanças das grades curriculares.

27 ideias sobre “Faculdade de Desenho Industrial, como escolher

  1. Danilo
    Pois é, pra quem ta começando é um negócio.
    Vou te falar que aqui não região até não tem muitas opções…como não tenho disponibilidade pra mudar de cidade e nem pra ficar viajando para ter aula optei pelo que tem aqui na cidade. Na FSG o curso de design tinha começado como design de produto e design gráfico. Depois, segundo eles, por exigências do MEC (se não me engano) se tornou apenas design e está hoje em dia organizado assim:
    http://www.fsg.br/cursos_design_curricular.php
    No primeiro semestre tava muito devagar, bateu aquela vontade de parar…agora o segundo já parece melhor. Fiquei sabendo que alguns professores desse primeiro semestre foram demitidos, ou seja, o curso de design em si,aqui, parece ainda não estar 100% pronto para render o máximo, até porque é um curso novo. O problema é que se paga por isso, e caro.
    Deixando isso de lado, vou fazer o curso com linha de formação em design de produto. Acaba que restringe um pouco, só que os conhecimentos adquiridos em semestres anteriores valem para o gráfico também.
    É bem complicado o negócio..

  2. Design aqui no Brasil ainda é bicho de sete cabeças, nada está bem definido, tanto os professores quanto os alunos estão descobrindo a profissão e todos estão meio desorientados em relação ao estudo do design.

  3. Patrícia em disse:

    Moro no Rio de Janeiro e ouvi dizer que o melhor curso de Desenho Industrial é o da UERJ, pois é misto, habilitando para projeto de produto e programação visual. Vou prestar vestibular para UERJ e UFRJ, nesta para programação visual, pois acho que me identifico mais com essa área, mas andei lendo aqui e parece que é melhor fazr um misto para ser mais completo.
    Espero não me decepcionar com minha escollha.
    Achei este site muito interessante, com bastante informação.

    Até logo!

  4. Só digo uma coisa… FUJAM DA USJT.

    O pior curso de D.I. da cidade, totalmente sem direção.

    Tem professor lá que não tem competência pra ser GARI e dá aula de projeto.

  5. A boa e velha São Judas… (USJT) não ensina nada e cobra tudo, um curso misto, sem nenhuma ênfase em nada, onde quem já sabe passa e quem não sabe fica. A boa faculdade da tarefinha, nada é feito em sala mas os professores deixam você se virar bem a vontade em casa. Se vocês nunca viram professor analfabeto dando aula, lá é um excelente lugar para conhecer; haja visto que os bons professores a coordenadoria põe de “gancho”, tira aulas e não nos consulta em nada, além de nunca nos ouvir.

  6. W. Petty Minas em disse:

    Em primeiro lugar,
    se você quer manual de instrução, vá fazer engenharia!
    Estudo DI na USJT, não vou dizer que o curso não tem seus fracos, porem conheço outras faculdades, e sei do que estou falando; Conheço pessoas da IED, do mack, da FMU…; todos com os mesmos, e em alguns casos piores, problemas do que os meus. Os trabalhos da USJT, apesar de parecerem sem lógica alguma, no final vc vê que aprendeu muito fazendo ele. O curso misto é realmente um pouco mais virado para produto, porem o gráfico também tem sua vez!
    Estou no ultimo ano de DI, saí da FEI (Engenharia), para seguir o que eu sonhava em fazer, e pela minha situação financeira eu poderia ter ido para qualquer facu que eu escolhesse, e não me arrependo na escolha da faculdade.
    O que falta na verdade para o DI, é os alunos, de todas as faculdades, pararem de reclamar, criar atitude, e criar um sindicato, se juntarem para valorizar seus trabalhos, e não meter o pau nas faculdades.
    Os dois casos acima são no minimo estranhos, ambos metem o pau na faculdade, mas… continuam lá, e não pensam em mudar de facu, no mínimo o que eles falam é ambíguo, mas tem uma explicação, eles levaram bomba no terceiro ano, pq não correram atrás de aprender, queriam td mastigado dos professores. Eu tb levei DP de uma matéria este ano, minha primeira do curso, até xinguei o professor, mas entendo o lado dele, e aceito a DP na boa.
    Tem outra, não querem se queimar, por isso apelidos? Coloquem os nomes, como adultos fazem.

    ass. Wesley Petty Minas

  7. W. Petty Minas em disse:

    Sobre,
    “COMO ESCOLHER UMA FACU DE DESIGN”
    Você deve ir na facu, verificar a ênfase de cada curso, a infraestrutura oferecida…
    A verdade é que cada um tem sua própria visão sobre o que significa design, a minha visão para mim pode parecer completamente lógica, e para você pode ser completamente fora do que você entende por design. Acredito, por exemplo, que designer entende-se pela pessoa que pensa em novos sistemas, e não a pessoa que fica sentada na frente de um micro fazendo ilustrações bonitinhas no 3d para impressionar o cliente, não que está fase não seja também importante, mas que pode ser realizada por uma pessoa de menor instrução, ou em processo de formação profissional.
    Portanto acredito, que um bom curso de design, tem que direcionar a visão do aluno, para que o mesmo possa reconhecer a diferença entre o caminho certo e o caminho errado, e saiba onde buscar informações para seu projeto.
    Você primeiro tem que entender o que significa design para você! Pensar no que você gostaria de trabalhar, sendo realista, nem mesmo que você mude a ênfase profissional no meio do curso, como no caso do RRR (de posts anteriores, está vendo como a facu mudou a visão dele, essa é a ênfase da USJT, entra no site dela e vê).
    Visite muitas faculdades, e faça contatos, o verdadeiro designer é uma pessoa pública, tem que comparecer em eventos, fóruns, e exposições, o contato é a alma do negócio, você até pode não saber fazer, mas tem que saber quem faça, e de preferência, que ele te ensine. O designer tem que ser uma pessoa que não fica acuado por qualquer situação, tem que ser agressivo, destemido, e aceitar novas idéias e pensamentos, e nunca, nunca, se atar a velhos conceitos, mesmo que estes ainda sejam considerados novos.
    Tá ai, um bom conceito, aceitar o novo, e se adaptar da melhor maneira à ele, contando com que estamos em um mundo globalizado, o novo aparece à todo instante, o designer só irá conseguir se consagrar como um bom designer, se conseguir ser INOVADOR.
    Lembre-se que, o bom professor nem sempre é aquele que tem milhares de informações decoradas de livros na ponta da lingua, doutorado, e o diabo a quatro; As vezes, aquele que nem sabe escrever direito, te ensina, uma coisa que você deve guardar como lição de vida, e aplicar em tudo o que fizer para o resto de sua vida, deveria ser isto que qualquer faculdade deveria passar.
    Não adianta você somente ter um nome a mais no seu currículo, se você entrou e saiu da faculdade, sabendo a mesma coisa, e com a mesma visão de mundo. Para mim, uma pessoa assim não pode nem mesmo ser considerada formada.

    obs.: “eu não possuo nenhum vínculo financeiro com a USJT (São Judas), sou somente um aluno, portanto as idéias aqui expressas são opiniões somente minhas, não visando nenhuma recompensa pelas mesmas.” É bom escrever isso antes que alguém pense que sou funcionário da Faculdade, não que um dia eu não pense em ser.

    Ass. Wesley Petty Minas
    4º ano D2, Desenho Industrial USJT (2009)

  8. Eric Souza em disse:

    Olá! Gostaria de saber se a Faculdade Oswaldo Cruz é boa em desenho industrial.

    Obrigado
    Abraços

  9. Stephanie em disse:

    Eu estou muito em duvida e desanimei vendo a sao judas…faltam equipamentos.. isso é FATO.. gostei de lá..mas acho que a estrutura não esta bem colocada!

  10. car desinger em disse:

    fiz USJT, NÃO gostei !

    dica : MACKENZIE, BELAS ARTES e FAAP.

  11. anonima em disse:

    oi, eu sou do uruguay, eu fazo desenho industrial e denho de comunicaçao visual, as duas fazem parte da farq (faculdade de arquitectura q esta dentro da udelar;univrdidad de la republica del uruguay).
    e bem boa, estou no 1 ano, mas e bem reconhecida.
    so q tem q fazer um curso(tipo vestibular, mas so q e por proyectos e provas e tal) dai os 100 melhores ficam dentro, ese ano entrarao menos de 100 pois nao todas as pesoas conseguirao a nota minima… eu acho q tmb poderiam tentar entrar aqui, e o titulo e internacional… mas desenho de com. visual, e como produçao visual, nese curso nao tem q fazer ingreso, mas sim tem q ter 6º de bachillerato de arquitectura, dai eu acho q e um pouco mas compricado para vçs, ja q tinham q fazer o colegio aqui… mas desenho industrial da bem eu acho. http://www.farq.com.uy ou http://www.cdi.com.uy
    bom espero q seja de utilidade minha dica, discupas por os erros ao escrever
    bjos

  12. OI, fiz DI na FADIM (faculdade de desenho industrial de maua)
    EU AMEI.
    Os professores sao copetentes, sao bons, etc.
    hoji estou com emprgo garantido e com o salario otimo.
    eu recomendo a fadim
    é considerada a melhor faculdade de desenho industrial do estado de sp
    bejos
    xau

  13. Design / desenho industrial é um curso que está se desmembrando de uma forma descontrolada.

    Tem faculdades com cursos genéricos, com cursos direcionados.

    Alguns cursos estão se desmembrando da graduação de desenho industrial original.

    A primeira foi o design gráfico, depois moda e agora design automotivo.

    Recomendo ter cuidado ao escolher o curso, com bastante atenção a que área ele é voltado.

    Procurem também saber sobre quem são os porfessores, onde eles já atuara, se tem experiência de mercado ou só acadêmica.

    A estrutura da faculdade também é muito importante.

    Eu faço design de produto na Universidade Positivo em Curitiba, e posso garantir, sem dúvidas, que é um dos melhores do Brasil, pela estrutura (que não sei se existe outra igual) e pela experiência dos professores, que conhecem o mercado e sabem o que nós alunos vamos enfrentar lá fora.

  14. Clébson Oliveira em disse:

    Eu estou cursando o 2º semestre de D.I -(Programação Visual) mas ainda tenho duvidas, porque acho que o salário médio do profissional dessa área é muito baixo, e também por eu ter um afinidade por outras profissões. Eu tenho uma boa desenvoltura para desenho a mão livre, mas isso para mim era apenas um roby, não via como profissão. O mercado para o profissional em design na minha região é muito fraco, o sul e sudeste que se destacam. Sou baiano e faço o curso UNEB muita gente fala que é uma das melhores faculdades de design. gostaria de saber se isso é mesmo verdade.

    Obrigado

  15. Ouvi dizer que a melhor de todas no Brasil é a Escola Superior de Design Industrial do Rio de Janeiro. A que vem logo em seguida é o Mackenzie,que tem um curso muito bom também. Se alguém tiver mais informações, por favor, informe.

  16. Rodrigo Campos em disse:

    Oi gente,

    Alguém pode me informar, onde consigo no RJ uma faculdade particular que tenha um bom curso de Desenho industriaL, ou como comentaram acima, uma faculdade com esses cursos mistos ( sem ser a UERJ )?

  17. BOA TARDE GALERA EU JA DESENHO A MUITOS ANOS, GOSTARIA DE SABER,SE ALGUEM PODE ME AJUDAR QUERO MUITO FAZER DESENHO INDUSTRIAL,QUERO SABER SE ALGUEM PODE ME INDICAR ALGUMA FACU QUE NAO SEJA A FADIM,NAO QUE SEJA RUIM,MAS PARA MIM NAO DA PRA SAIR DA CAPITAL PRA IR PARA LA, NAO TERIA COMO ME MANTER,E ESTUDAR,QUERO UMA BOA ESCOLA,E QUE SEJA CAPITAL.VALEU,GALERA

  18. por favor meu filho de 13 anos adora desenhar desenha carro casa etc.. a mao uma oportunidade só isso que peço por favor me ajude a dar um futuro ele só quer um futuro

  19. Dayane em disse:

    Ola, tenho habilidades com moda, confeccao de roupas, sapatos, bolsas. Mas nao sei desenhar, isso sera um empecilho na escolha do curso de desenho industrial? . Pois so sei criar no computador, e nao gostaria de me limitar com moda.
    Obrigada.

  20. queria saber sobre faculdades federais eparticularesno estado do rio e no estado são paulo

  21. eu quero desenhar carros alguem pode me diser que cursso de design devo fazer me mandem por email lucas-g1@hotmail.com
    ainda tenho 16 anos e estou em duvidas ninguem sabe ao certo me responder

    vlw pela compeeção

  22. caroline em disse:

    oi gente, tenho 17 anos e to ficando maluca já com esse negocio de escolher minha profissão e em qual faculdade devo fazer…Eu amo desenhar mangá, casa enfim tudo quero muito fazer design mais ainda não sei bem pra qual área devo ir, já pensei e desenho industrial, design de interiores, engenharia, design gráfico entre outros e to cada vez mais perdida..Estou pretendendo fazer desenho industrial mais não sei ao certo qual as áreas de emprego que tem, onde posso trabalhar, se é muito dificil de arrumar emprego enfim me ajudem meu e-mail é anacarolina_anytta@hotmail.com

  23. Luciano Centenaro em disse:

    A melhor faculdade de Desenho Industrial do RJ é a Univercidade, Campus Ipanema. Lá os mestres em sua grande maioria tem seu escritório de design ou de produto. Mas lá o curso não é misto. Tem tanto Programação Visual quanto projeto de produto, só que são cursos separados, levando 4 anos pra se formar. Quem quisser se formar nos dois precisa de mais 1 ano ou 1 ano e meio pra se formar nos dois. Qualquer um dos dois que irá fazer vai se dar bem.

  24. Adriano Mattos em disse:

    O Problema é que Brasileiro é macaco de Imitação, o próprio MEC , instituiu o Desenho Industrial como Design,
    me formando agora no final do ano, fico muito sinceramente triste em pegar um diploma de Bacharel em Desenho Industrial, do que Design,
    porque design minha sobrinha de 5 anos faz, agora Desenho Industrial passa muito mais credibilidade como uma faculdade de engenharia, você tem mais reconhecimento do mercado profissional, fazer Design, é como fazer moda, balé, teatro, ou seja, você é visto pelo mundo como um artista e não como um profissional que tem piso salarial e merece respeito, diferença da engenharia.

  25. Também sou um interessado em “desenho industrial”. Tenho particular interesse na indústria automotiva. Alguém tem uma lista das faculdades públicas no Brasil – Sudeste? Vlw!

  26. Galera gostaria de fazer desenho industrial, alguém por favor poderia me indicar alguma faculdade em SP….. Alguém sabe se a UNIP e boa pra fazer desenho industrial?

    VlW

  27. Kerolin em disse:

    Olá, gostaria de saber qual faculdade em SC seria mais “apropriado” para fazer design?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Sobre o Estúdio Ziper
Objetivos
Estúdio Ziper é uma empresa que projeta produtos industriais focado design estratégico específico para a indústria brasileira, buscando aumentar a competitividade de seus clientes frente ao mercado internacional.
Ponto de Vista
Entendemos que para aumentar a competitividade industrial, é necessário que o design compreenda e interfira em todos os processos que compõe a cadeia produtiva.
Contato Direto