Voxel Show 2009

No dia 25 de abril de 2009, o Golden Tulip Park Plaza, em São Paulo, recebe a primeira edição do Voxel Show. O evento, organizado pela Zupi, é voltado aos profissionais das áreas de Arquitetura, 3D, Produto, Maquete Eletrônica, Animação, Design de Interiores, Design Mobiliário, Cenografia e Design de Vitrines.

Arquitetos, designers de produto e ambiente e artistas 3D vão conferir 4 renomados palestrantes de segmentos específicos do design nacional apresentando projetos, técnicas utilizadas, tendências de composição e o processo criativo utilizado pelos profissionais no mercado de trabalho. Entre os palestrantes, já estão confirmadas as presenças do arquiteto Fernando Brandão, responsável pelos conceituados projetos da Livraria Cultura em São Paulo; Marcelo Teixeira, industrial designer da Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A.); o escritório francês/brasileiro da TripTyque e o premiado arquiteto do Centro de Cultura Judaica Roberto Loeb.

Além disso, o evento contará com duas mesas redondas, com a presença do escritório M’Baraka, Fred Meyer, da Visualize, e de Tatiana Sakurai como mediadora.

O primeiro Voxel Show tem como tema “Brasilidade”, com intenção de buscar raízes em nossa cultura que justifiquem os trabalhos e projetos de sucesso que exportamos para o mundo.

As inscrições para o Voxel Show já estão abertas. Confira os preços promocionais e as notícias diárias no portal do evento: www.voxelshow.com.br

Criativamente.com no ar novamente

criativamente

É com prazer que anuncio a volta do criativamente.com, blog mantido pelo camarada RafaelTatu, designer de mídias interativas. Como ele mesmo dizia, está duca! acessem: criativamente.com

O ensino do design no Brasil

A algum tempo vemos surgir, ante todo núcleo acadêmico uma densa discussão em torno de seu desempenho. Sobre a postura da instituição, do corpo diretivo ou do professorado perante as propostas de ensino.
De um lado vemos os alunos, eternos reclamantes do outro vemos o corpo docente com sua mesma postura a longos e incansáveis anos, tecendo seu já conhecido discurso.
Vejam bem caros leitores, farei citações a ambos e ao conjunto, pois a verdadeira intenção deste artigo é sobre todas as coisas a imparcialidade, a busca de uma reflexão sobre assunto de tamanha importância. Por isso, não julguemos nem determinemos vilões ou heróis, apenas pensemos.
Durante uma de minhas caminhadas virtuais pela mais globalizada das vias, encontrei um documentário qual tratava exatamente deste assunto. A folha que sobrou do caderno é uma obra documental de grande valor, e muito bem produzida pelos colegas do Estúdio Boana e que me inspirou, dentre outras coisas, a escrever este artigo.
O Brasil, ou melhor, o mundo atual encontra-se em um momento onde suas fronteiras são meros grafismos em um mapa, questões burocráticas de cunho político e organizacional. Fronteiras tais, cuja a transgressão de seus territórios permite-nos o acesso a diversas informações com meros cliques. Estamos em um momento onde a tecnologia evolui a cada segundo, onde culturas se mesclam e onde o design (afinal essa é a pauta)  exerce o papel fundamental de mediador. Como um termômetro cultural, contribuindo para com a indústria e a formação de repertório de todo uma sociedade. Porém, este exercício evolutivo está sendo calcado e assim como o design e o mundo evoluem, suas bases invariavelmente também devem faze-lo. E qual o principal alicerce de uma sociedade senão a educação?
É então que chegamos ao ponto X da questão.
Podemos facilmente detectar diversos problemas na estrutura educacional das instituições de ensino, particulares ou não. Temo-nas como mediadoras de um processo qual deveria mostrar-se uno, cuja principal função deveria ser a troca de conhecimento. A reciprocidade.
Temos em diversas instituições uma postura tal como a que já era adotada a anos atrás, uma receita a princípio imutável de ensinar o design. Por vezes nem mesmo uma estrutura adequada é, ou não pode ser cedida aos alunos e professores. Laboratórios deficientes, salas de aula sob modelos que eram usados na época das primeiras turmas de designers em formação. Infra-estrutura e acesso restrito, são com certeza pontos a serem questionados. Mas seriam estes os únicos? Bem, como a postura intocável e por vezes antiquada dos professores em sala? Claro…que não!
Na realidade não podemos ser generalistas, pois sim, existem casos ( na grande maioria, tecendo agora minha singela opinião) de professores que cumprem com excelência seu papel. Tenhamos como óbvio, que assim como o design desenvolve-se com absurda rapidez e ferocidade. Seus métodos de ensino, seu suporte e a instituição como um todo deve seguir seus passos.
Porém do outro lado temos o corpo discente. Ah! Os alunos…
Os alunos muitas vezes se colocam em seu lugar, em sua mesa, onde aguardam como espectadores formulas para todos os problemas. Esquecem que inerente a posição de aprendizes, está o questionamento e a pesquisa.

“ A Universidade tem  obrigação de formar cidadãos, que entre outras coisas devem ser capazes de exercer uma profissão.” (Professor Ari Rocha, A folha que sobrou do caderno)

Infelizmente o comodismo, é uma máxima (novamente ressalto, com devidas exceções) notada no colegiado que habita as salas de aula atuais. Esta infelizmente é uma característica impressa no caráter do cidadão contemporâneo. Por diversos motivos alheios que não deverão ser citados neste momento, porém que existem. Motivos e facilidades incorporados de forma distorcida pela sociedade.
Por isso muito antes de apenas criticarmos a instituição devemos pensar no conjunto aluno, instituição e docente como uma grande engrenagem, e perceber que as mudanças devem ser antes de mais nada internas!

Confira abaixo o video produzido pelo Estúdio Boana:

A folha que sobrou do caderno

Novo layout para 2009

Após muita luta contra o tempo, eu parei para fazer um layout novo….. Esperem que goste… Este ano teremos mais posts….

Abraço a todos… critiquem por favor!!!

TPC+ FontLab SP : turma extra

Sábado, 14 de fevereiro, das 8h às 18h,
no Senac Lapa Scipião, São Paulo.

Info sobre o curso:
http://www.tipocracia.com.br/mais/fontlab

Valores:
R$ 250 regular
R$ 210 estudantes e tipocratas

inscrições:
cursos@tipocracia.com.br

12 vagas

Tipocracia Mais FontLab

O “Tipocracia Mais FontLab” acontece
sábado, 7 de fevereiro, das 8h às 18h,
no Senac Lapa, São Paulo.

Info sobre o curso:
http://www.tipocracia.com.br/mais/fontlab

Valores:
R$ 250 regular
R$ 210 estudantes e tipocratas

inscrições: cursos@tipocracia.com.br

12 vagas

Dicionário visual

Este dicionário, que só funciona com palavras em inglês, é uma forma diferente e interessante de se pesquisar. Você digita a palavra desejada e ele mostra assuntos relacionados com a palavra de forma visual e com cores diferentes.

Conheça em http://www.visuwords.com

Também concordamos

Fugindo um pouco de nosso tema, também concordamos e aí vai a dica: http://www.icecreamnow.com.br/2008/12/09/a-mudanca-do-mundo-atraves-da-musica-passe-para-frente/

Ganhe o Pacotão 300 da Infolio

O super ‘Pacotão 300 da Infolio’, que vai ser sorteado no dia 19 de dezembro.

Para participar, basta assinar a abcDesign ou fazer uma compra no site da Infolio com valor mínimo de R$ 50,00, até o dia 17/12/08.

Eles estão disponibilizando mega kits para fechar esse valor, por exemplo: Camiseta Design no Sangue + Portfolio Straub Design e ganha o caderninho Design no Sangue de brinde, por R$ 50,00. No site há outras opções de pacotes.

Confiram em: http://www.infolio.com.br/pacotao300/

Festa Quase 13

 

Numa sexta-feira, dia 12 de dezembro a partir das 22h30, agendado o primeiro encontro de designers e amigos promovido pelo Espaço Fine Papers em parceria com a Casa Torta, estúdio de design e arquitetura.

O objetivo do encontro além de promover a aproximação de estudantes e profissionais de design é de novas referências da ilustração com a produção e venda da caixa com pôsteres e micas exclusivos.

Esta edição trará o estilo modern rock nas peças impressas em digital e serigrafia pelo Espaço Fine Papers, dos artistas participantes do primeiro projeto: Frida Freak, Ygor Marotta, Geison, Bruno Jankowisk, Stevan Justo e Antonio Failache.

A festa de final de ano intitulada “Quase 13″ para marcar a data escolhida para as edições que sempre 12/12 do ano, terá exposição dos projetos, open bar, muita música e ambientes dedicados a interferências artísticas desde grafite a uma assinatura de presença.

Adquira aqui por 29 reais antecipadamente e ou 50 reais na recepção do evento. As caixas serão entregues apenas na saída da festa. Adquira os ingressos para a festa pelo site ObaOba Ingressos, clique aqui e busque por “quase 13″, ou clique aqui e encaminhe um e-mail para a Fine Papers, ou direto no Espaço Fine Papers/Casa Torta.

Sobre os pôsteres
Formato do poster: 80x32cm
Impressão digital + serigrafia
Versão em formato cartão postal
Numa caixa exclusiva do projeto

Serviço
nome da festa: Quase 13
organização: Fine Papers e Estúdio Casa Torta
data: 12 de dezembro de 2008 com open bar, música, até último convidado
endereço: Rua Dona Ana Néri, 793, Cambuci, São Paulo
vendas: ObaOba Ingressos clique aqui e busque por “quase 13″

www.finepapers.com.br
www.casatorta.com.br
www.flickr.com/casatorta

Sobre o Estúdio Ziper
Objetivos
Estúdio Ziper é uma empresa que projeta produtos industriais focado design estratégico específico para a indústria brasileira, buscando aumentar a competitividade de seus clientes frente ao mercado internacional.
Ponto de Vista
Entendemos que para aumentar a competitividade industrial, é necessário que o design compreenda e interfira em todos os processos que compõe a cadeia produtiva.
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