Design sem juros





Somos diretamente responsáveis pelo mercado em que atuamos, mesmo que passemos a vida culpando as empresas, os fornecedores e principalmente os clientes – eles têm boas razões para nos enxergar de maneira distorcida, por consequência desvalorizar o serviço que prestamos.

Vejo muitos designers compararem seu trabalho com a prostituição, reclamarem que ganham pouco e que nada podem fazer para mudar isso, e por final complementam dizendo ‘o mercado dita as regras’. Será isso uma verdade, ou estamos todos olhando para a direção errada? Como é o mercado em outros países?

Poucos designers costumam transmitir seu ponto de vista da profissão para seus clientes, e como o design é um corriqueiro alvo de distorções fica praticamente impossível obter um entendimento alinhado do processo, resultando em insatisfação do cliente e desvalorização do mercado.

Eu recuso a maioria das propostas de trabalho que recebo, e essa decisão é bem difícil já que não existem muitos trabalhos para projetos de produto como freelancer. Para isso meu critério é bem simples, se o cliente não entende o que é design, mesmo com meu trabalho de consultoria, eu rejeito o cliente para evitar um relação de trabalho que leve ao prejuízo para as duas partes.

Vamos começar a mudar o mercado fazendo com que as pessoas saibam o que fazemos de maneira clara e objetiva, sem depreciação ou comparações degradantes ou também endeusamento que promete resolver todos os problemas do mundo.

2 ideias sobre “Design sem juros

  1. Esse mercado é bem complicado.
    Como se já não bastasse o “não entendimento” do cliente sobre design, ainda há profissionais que não se dão valor.
    Seria bom se o designer começasse a valorizar seu trabalho e tentar fazer o cliente entender que nós conhecemos mais o público deles do que eles próprios.
    Por isso sabemos as cores e formas que funcionam e não funcionam para seu negócio.

  2. LucksJr em disse:

    Muitos fatores conhecidos, como o grande numero de artistas e aumento de concorrência e demanda geram este quadro de “prostituição”. porém, acredito que um dos fatores que mais “inspirem” a distorção da visão do designer no mercado esteja relacionado ao fato do profissional de designer, por estar na categoria “artes” ou “desenho industrial”, não se aprofundar em questões como modelos de negócios ou o entendimento de mercado.

    Este fator é limitador na relação designer Vs Cliente.
    A falsa crença de que o designer entende melhor do negocio do cliente do que o próprio cliente é um grande gerador da imagem de amadorismo.

    Designers entendem melhor sim de imagens e técnicas de aplicações, o que por função, favorece o feedback da campanha. Mas NUNCA entende de negócio por não atuarem e estudarem se aprofundando em negócios.

    ERRO GRAVE.

    LucksJr
    Ex-designer, hoje Analista de Negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Sobre o Estúdio Ziper
Objetivos
Estúdio Ziper é uma empresa que projeta produtos industriais focado design estratégico específico para a indústria brasileira, buscando aumentar a competitividade de seus clientes frente ao mercado internacional.
Ponto de Vista
Entendemos que para aumentar a competitividade industrial, é necessário que o design compreenda e interfira em todos os processos que compõe a cadeia produtiva.
Contato Direto