Impressão 3D – prototipagem de produtos via web

É muito comum projetar um produto, modelar em 3D e depois correr para o protótipo, porém, essa última etapa custa caro, e as empresas de prototipagem nem sempre estão disponíveis para projetos pequenos.

A pouco recebi uma dica do @everton137, que encontrou um serviço de impressão 3D onde os pedidos podem ser feitos através da web, que promete resolver os problemas de quem procura fazer protótipos para pequenos projetos mas não dispõe de muitos recursos.

Dentre as tecnologias empregas estão o SLS (Selective Laser Sintering), SLA (Stereolithography), FDM (fused deposition modeling) e LOM (laminate object manufacturing), além dos diversos processos de finalização/acabamento dos produtos.

O processo é interessante, basta preencher o formulário do arquivo a ser enviado, pagar com cartão de crédito internacional e colocar o endereço de entrega. Confira no site: http://www.shapeways.com/.

Sobre designers e não designers – Baja

baja_1

Ser designer é reconhecer a problematica, entender que nem sempre dá pra ser hight-tech. O designer Frensh entende exatamente o que eu disse. Com seu projeto futurista, porém possível em nosso tempo, ele proporciona uma solução para resgates em terrenos onde os combustíveis são escassos. Outro ponto importante é o aproventamente das peculiaridades regionais.

Depois de milênios, fica difícil, mas é possível

korone_02

Fazer algo funcinal, e realmente inovador com uma garrafa d’agua não é tão fácil, quem já fez projetos envolvendo recipientes para água entende o que estou falando. Porém, os designers RKS Design, como em tudo que fazem, supreenderam com o desenho intrigante da garrafa KOR ONE, mas é claro que esta garra não é só isso, há tecnologias envolvendo usabilidade e sustentabilidade.

Veja mais sobre a KOR ON

korone_01

korone_03

Adeus velho triangulo, redesign!

Quem não se sentiu um completo idiota quando o triangulo de segurança do carro é derrubado pelo vento? É incrivel como algo tão antigo, até então não tenha sido modernizado.

lumitic

O designers Sung-Hun Shin, Ji-Hyun Park & Choul Goo Lee resolveram o problema com o Emergency Hazard Lights Better Than Flares,  o equipamento de segurança que realmente cumpre o que promete. Sinalização em autopistas de forma ágil e funcional.

lumitic3

lumitic5

Futurista e nostalgico, design de motocicleta

motivo

Motobécane Motivo – Miguel Ángel Iranzo, um designer que consegue fazer a ponte entre materiais  novos e antigos, afastando o  aspecto sintético que esperamos no futuro próximo. A luz amarela, os detalhes em madeira sintética, e o desenho que lembra um antigo aquecedor de ar, carregam sua bagagem com muito conforto.

motivo2

Redesign nos extintores de incêndio

Extintor de incêndio por: Sigrun Vik

É realmente incrivel o que se pode fazer com um bom exercício de instropecção. Aposto que ninguém imaginou um extintor de incêndio como este.

Além do desenho magnífico, este extintor se conecta a rede de alarmes de incêncio, transmitindo informações para a central.

O designer é Sigrun Vik, e vale a pena conferir outros trabalhos dele: http://sigrunvikdesign.com

BOOM SP Design

“Boom” caros leitores, para quem não vai poder comparecer no Pixel Show nos dias 13 e 14 de setembro (mais info), no final de outubro (dias 23 e 24) vai rolar a primeira edição do BOOM SP Design em São Paulo, fórum internacional de Arquitetura, Design e Arte.

O evento irá contar com inúmeros palestrantes internacionais, vindo de países como Alemanha, Bélgica, Grécia entre outros, e tem como objetivo debater “a influência do design nas novas formas de consumo, tecnologias e comportamento” e “o conceito da transversalidade e seus impactos nos campos da arquitetura, design, arte e consumo”.

Quem quiser conferir terá que ir preparando bem o bolso, os valores vão de R$ 1,500 a R$ 400,00 e as inscrições já estão abertas. Para maiores informações acesse: www.boomspdesign.com.br

É isso ai e até a próxima!

PROJETO MILANO – CONHECENDO DE PERTO O DESIGN ITALIANO

A Itália é um dos mais importantes pólos de design no mundo, pois possui metodologias e culturas de projetos bastante diferenciadas. Conhecer de perto o design italiano é uma experiência que pode fazer a diferença na atuação profissional de qualquer designer.
E é essa oportunidade que oferece o Projeto Milano, uma realização do Departamento de Design da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e coordenado pela professora Dorotéia Baduy Pires. A viagem acontecerá entre 2 e 15 de fevereiro de 2009 abrangendo parte da Itália e França. Durante todo o período, o grupo contará com orientações de uma designer de moda, e em Paris de uma semioticista.

Quem estiver interessado deve correr, pois são apenas 20 vagas!

INVESTIMENTO
Parte aérea – 950 euros
Parte terrestre – 2.300 euros (verifique no site o que está e o que não está incluído)
Inscrições até novembro
http://www.projetomilano.pro.br

Aonde quero chegar com desenho industrial

Estive pensando aonde nós estudantes de desenho industrial/design queremos chegar. É bem interessante a questão, visto que as universidades não dizem muito claramente até aonde podemos chegar, e esse fato faz toda a diferença pois serve de parâmetro para atingirmos nossas metas profissionais.

Ouvi de um professor, que nós que temos que correr atrás das informações, pois somos designers e não cabe aos cursos de design nos dizer tudo o que temos que fazer. Bem, depois de ter ficado furioso eu parei para pensar e percebi que o sujeito estava certo, que realmente eu precisava descobrir certas coisas, e é isso que torna o mercado competitivo.

Então eu quero chegar no lugar da competição. Trabalhar e competir/colaborar ao lado de pessoas cada vez melhores no que fazem. Não importa a sua esfera de trabalho, veja estes portfólios e descubra aonde você quer chegar: Card Design News – Portfólio

Relógio movido a água

Para que ainda não viu, há um relógio digital que funciona a partir de água com sal, sem usar pilhas. A solução é inovadora, resgatando o que realmente significa o design. Vejam em: BEDOL – Water Powered Clocks

Sobre o Estúdio Ziper
Objetivos
Estúdio Ziper é uma empresa que projeta produtos industriais focado design estratégico específico para a indústria brasileira, buscando aumentar a competitividade de seus clientes frente ao mercado internacional.
Ponto de Vista
Entendemos que para aumentar a competitividade industrial, é necessário que o design compreenda e interfira em todos os processos que compõe a cadeia produtiva.
Contato Direto