Pense em como tornar-se designer





Alguns meses antes de iniciar o curso de desenho industrial o aspirante possui algumas expectativas em torno do curso e da profissão. Os mais variados pensamentos permeiam os horizontes do candidato, e diante de uma profissão com tantas possibilidades qual caminho escolher?

Durante o curso o aluno é bombardeado por diversas influências como livros, professores, alunos, concursos, exposições e redes sociais compartilhando a realidade local de diversas regiões. Tudo isso faz parte do repertório do estudante, que a partir dessas influências decide seu direcionamento.
O papel da faculdade, no modelo atual é preparar o aluno para utilizar um pensamento metódico, que o conduza a projetar com eficiência, além de incentivar a experimentação e buscar por seu próprio processo de trabalho.

Porém, durante o curso esse grau de entendimento por parte do aluno não é atingido, boa parte dos alunos estão insatisfeitos com a metodologia, e anseia por disciplinas práticas que o levem direto para o resultado final. Entretanto, esse sentimento é fruto da dinâmica do mercado nacional, que não compreende o design como disciplina de projeto, mas como mão de obra de produção.

Para finalizar, quando tiver dúvidas de qual caminho escolher, não olhe somente para o mercado, pois em um país sem cultura de design, a essência da disciplina em algumas vertentes conturbadas da profissão ainda não compreende a necessidade de projetar…. Vide o título ‘Diretor de Arte’.

Pense nisso.

3 ideias sobre “Pense em como tornar-se designer

  1. Falou e disse!!!! Mt bom!

  2. CLEONERSON SILVA em disse:

    EStou pensando em fazer desenho industrial,e gostei de saber um pouco mais sobre esta profissao.

  3. Vou iniciar a faculdade de desenho industrial, mas não falo inglês. Da pra fazer o primeiro semestre sem uma base de inglês? Pretendo começar o inglês junto com a faculdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Sobre o Estúdio Ziper
Objetivos
Estúdio Ziper é uma empresa que projeta produtos industriais focado design estratégico específico para a indústria brasileira, buscando aumentar a competitividade de seus clientes frente ao mercado internacional.
Ponto de Vista
Entendemos que para aumentar a competitividade industrial, é necessário que o design compreenda e interfira em todos os processos que compõe a cadeia produtiva.
Contato Direto