Desenho Industrial . O que é desenho industrial?





Design não é uma COISA, não é um produto e muito menos um adjetivo. Design é um processo que utilizamos para conceber uma peça, seja uma peça gráfica ou um produto (quando digo produto, incluo design de produtos e de moda, e quando digo gráfico eu também incluo computação gráfica e design digital).

Quando digo processo, quero dizer as etapas seguidas para conceber a tal peça. Então o design de um produto refere-se ao processo utilizado. Classificamos como peça de design tudo aquilo que foi produzido a partir de um projeto, neste projetos há diversos processos – pesquisa de mercado, avaliação de concorrência, publico alvo, disponibilidade de recursos, desenho, fabricação.

O que diferencia uma peça de artesanato de uma peça de design é justamente o fato de que a peça de design possui processos diferentes, ou seja, possui um projeto, enquanto que o artesanato é concebido a partir de um ideal artístico, sem as etapas de um projeto de design.

Muita gente busca este blog quando procura um curso de design (ou desenho industrial) e saem sem entender nada. Basicamente o que se deve fazer para escolher uma faculdade de design é escolher o curso voltado ao que se pretende projetar – roupas, produtos, gráficos, embalagens…)

26 ideias sobre “Desenho Industrial . O que é desenho industrial?

  1. Edylaine Fernandes em disse:

    Bom desenho industrial e uma area que me enteresou muito, e vou tenter vestibular este ano para esse curso.

  2. belmiro em disse:

    ola amigo eu quero fazer design automotivo você sabe de alguma faculdade ou curso tecnico no interior de São Paulo, perto de Marilia eo Adamantina? obrigado aguardo resposta.

  3. Para estudar design automotivo no Brasil, aconselho que você faça primeiro uma faculdade de desenho industrial e depois uma pós em design automotivo, ou fazer direto uma faculdade de design automotivo em São Bernardo.

  4. Thalyta Generoso em disse:

    Oi.. quero muito prestar vestibular para desenho industrial .. Gostaria de saber se na cidade de Santos/Sp a faculdades oferecendo esse curso..e se a faculdades públicas que ofereçam o curso tambem..

    Obrigada.. aguardo resposta!

  5. eu quero fazer na area de desenho mas não sei qual ,porque não conheço ,as outros cursos me ajuda .
    Passa um site especializado sobre desenhos ,e as
    faculdades perto da região de limeira interior de
    São Paulo. estou muito confuso porque ja perdi muito tempo pocurando e não achei nada

    muito obrigado de me ajudarem.

  6. Oie gente, fiquei muito curiosa com esse curso tambem, se alguem puder me add no msn e me explicar melhor como funciona esse curso eu agradeceria demais!!
    obrigada.
    yfpedroso_@hotmail.com

  7. Pablo wilson em disse:

    Olá! Estou na gerencia da empresa do meu tio, e gosto muito de arquitetura industrial, mas queria aprender mais sobre desenhos.Ao passar por este site, notei que ele me fez dispertar para uma vontade devaneia, que são os desenhos.
    Até

  8. polliana oliveira em disse:

    oi meu nome e polliana preciso saber exemplos de desenhos industriais e para que servem.

  9. Beatriz em disse:

    Eu me interessei bastante pelo curso, mas gostaria de saber em quais áreas eu posso trabalhar.
    Grata

  10. raphael de souza em disse:

    oi, eu queria saber se há algum tipo de faculdade ou curso técnico de desenho industrial ligada a parte de mecatrônica no brazil…obrigado e aguardo resposta.

  11. shirley em disse:

    Adorei ja descubri minha profissao certa!

  12. shirley em disse:

    mas pra seguir essa carreira e preciso saber desenha?porque eu ñ sei desenhar muito bem.

  13. Dyane Ferreira em disse:

    o, queria muito fazer vestibular pra Desenho industrial, mais não sei se tenho muita prática pra isso, alguem poderia me ajudar???
    Obrigada pela a ajuda
    .

  14. gostei muito deste assunto e espero que nas proximas vezes enrriqueçam ainda mas este assunto sobre design.samuel

  15. Isadora Lessa em disse:

    Olá, gostei muito das explicações sobre desenho industrial e design. Isso me despertou ainda mais o interesse por esta carreira, pois ainda tenho muito receio sobre minha escolha e se é realmente a escolha certa. A e outra coisa que eu gostaria de saber é se para cursar desenho industrial é necessário saber desenhar, ou se pode fazer um curso para isso!
    Obrigada e aguardo uma resposta.

  16. Úlima Souza em disse:

    Eu tenho uma dúvida: se eu fizer desenho industrial, posso ser designer de moda? Ou só envolve desenho de produto de gráfico?

  17. uillians prado em disse:

    danilo freitas,sabe me dizer se existe cursos tecnicos para design automotivo,ou so existe faculdade dessa area?me responda por email por favor.uillians_prado@hotmail.com

  18. Eloína Lemos Silva em disse:

    eu gostaria de saber qual a faculdade mais próxima de desenho indústrial na cidade de Mogi Mirim S.P

    desde já ,agradeço

  19. Olá .. gosto muito de desenho industrial, mas moro em niterói RJ e a faculdade deste curso por aqui está muito caro ( +ou- 900 a mensalidade ). gostaria de saber se tem algum curso que eu possa fazer antes de entrar na faculdade. espero resposta. grato

  20. edkyma parícia em disse:

    oi eu moro em palmares e gostaria de saber se tem curso ou uma falcudade proxima da cidade em que eu moro?

  21. Me interessei muito por desenho industrial, gostaria de saber se curso técnico também é uma boa a fazer! E se em Niteróis vc recomendaria algum bom, ou pelo Rio!?

    Agradeço desde já! Aguardo respostas!

  22. Vagner Tadeu Brinatti em disse:

    Gostaria de sabe que software vcs utilizam ? Auto Cad, Soldiworks,Navisworks, enfim.. no aguardo !

  23. Vagner Tadeu Brinatti em disse:

    VCS , quis dizer do site ! hehe

  24. Oii, gostaria de saber e tem alguem qe possa me ajudaar.. Adoro desenho, qando tenho tempo livre sempre estou desenhando,.. gostaria de me aprofundar! Eu gosto do desenho nu, melhor dizendo, desenho urbano,.. algo do mesmo. Mas isso, apenas, nao dá “futuro”, aindamais eu qe nao sou profissional, Entao gostaria de saber qal a outra area alem de DESENHO INDUSTRIAL, qe sweria bom eud esenvolver, ou num tecnico ou diretamente numa faculdade????? POR FAVOR, respondam-me, estoua procura semanas, moro em ES, ONDE POSSO ENCONTRAR esse tipo de curso?? Obrigada!Bjs.

  25. juliette silva preira cavalcante em disse:

    como é realmente desenho industrial que tipo de desenho que é esse

  26. Rebeca Santiago em disse:

    Danilo, sua informação está extramamente correta, mas vou ressaltar que existe alguns artesões que acabarão virando grandes Designs como Antonio Rabelo, assim qualificando o seu trabalho como artista e profissional. VLW até logo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Sobre o Estúdio Ziper
Objetivos
Estúdio Ziper é uma empresa que projeta produtos industriais focado design estratégico específico para a indústria brasileira, buscando aumentar a competitividade de seus clientes frente ao mercado internacional.
Ponto de Vista
Entendemos que para aumentar a competitividade industrial, é necessário que o design compreenda e interfira em todos os processos que compõe a cadeia produtiva.
Contato Direto