Regulamentação da profissão: Designer





Ou seiria regulamamentamento, regulamentamentoção, regulaentomentoção. Lembrei regulamento + ação + profissão! Bem, deve ser isto.

Para quem acha que deve-se regulamentar o design como profissão, seguindo regras e padrões, deve, em um primeiro momento, analizar o significado de uma regulamentação – deve também observar se os seus métodos de aprendizado e trabalho são totais e definitivos,  perguntar-se sobre a certeza da palavra DESIGN.

Será que a Associação Brasileira de Normas Técnicas poderia nos dizer como fazer o que fazemos? E o que fazemos?

Eu digo, e é pessoal: Regulamentar é necessário, mas primeiro devemos definir o DESIGN, depois criamos as regras. Enquanto isso, se estiver com medo do micreiro, seja melhor que ele, se puder!

10 ideias sobre “Regulamentação da profissão: Designer

  1. Danilo meu velho, essa discussão não vai morrer nunca. Seja nos corredores das universidades (onde já vi isso antes? rs), nos grandes eventos ou escritórios. Na verdade a partir do momento que incorporamos a relatividade processual que parte de profissional para profissional, em seu ponto de vista se tornará impossível dterminar os caminhos que fazem o design. E, concordo com você….porém, em partes. Devemos compreender que dentro do processo industrial existe sim, o conjunto de normas e processos que devem ser incorporados pelo designer. Mesmo que o modo como cada profissional lide com ele varie, sendo adaptado para cada particularidade ou mesmo estilo. Assim como na Arquitetura (e o Niemeyer é um grande exemplo disto) cada designer terá seu processo, mas, mesmo assim não vemosqualquer um por aí fazer um projeto arquitetônico…
    Entendo, e peço que perceba a particularidade de minha opinião, que muito mais importante que nos apegarmos somente a processos e metodos devemos responder pequenas questões como: Qual limiar que separa o design da arte?
    E a partir do momento em que conseguirmos separar as fronteiras de nossa profissão poderemos, então, determinar Ateh onde o designer pode ir e em que ponto outros profissionais devem parar… E antes de dizermos, que tudo é uma grande conspiração…..que design é exclusivamente para designers formados (o que definitivamente não assegura o teor de qualidade)…
    Devemos sobretudo ter a consciência de que um Designer é aquele que faz o design com responsabilidade!

    Um grande abraço aos amigos do Desenho Industrial,
    Douglas Fernandes

  2. Também concordo com você, e diante dos seus argumentos, deve reconhecer que é verdadeira a necessidade da regulamentação – porém, o que é design?

    Regulamentar sem embasamento será um esforço perdido, precisamos de definições. O design, é jovem, e assim como a matemática surgiu da filosofia, e seu processo de definição foi lento, o design ainda deve aguardar seu tempo, ander de impor sua regras.

    Abraço a todos
    Valeu Douglas

  3. Risos….concordamos em tudo….porém, com expressões distintas.

    Obrigado a todos,

  4. cecilio cunha em disse:

    ola pessoal.
    hoje, formado há +d15 anos em DESING, me especializei em projeto de produtos de capital e bens duraveis com enfase em artigos mecanicos e polimericos.
    Vejo que os assuntos ainda são os mesmos da minha epoca de facu!
    “definição, regulamentação, honorarios, sindicato, crea, etc….”
    me impressiona, ainda a desunião da “categoria”.
    são rodas de interesse, grupos ativista, comisões politica, e outras formações que se pulverizam ao longo do tempo e esquecimento subsequente!
    Hoje vejo que toda profissão tem que ter um grupo coezo e atuante e sem partição politica mas sim social!
    no historico de todas profissoes reguamentadas antes da ação de regulamentação(e claro com interesse dos politicos envolvidos) formaram-se os “sindicatos”, que são entidades (ongs) que lutam por direitos de determinados grupos.
    sejam empregadas domesticas, bancarios, funcionarios publicos e tantos outros, que se uniram e conseguiram ao longo a historia sua regulamentação.
    Acho que os “designer” são muito orgulhosos e lhes faltam modestia para montar um “sindicato unificado” (pois existem varios sindicatos mas….”partidarios”) que acredito seria uma forma razoavel, (assim como foi para outra profissoes) de iniciar (novamente) esta regulamentação!
    -apesar, dos avanços!!!!!!!!!
    abraços

  5. Gisele Moura da Silva em disse:

    O que me envergonha mesmo é saber que a profissão flanelinha e/ou guardador de carro já é regulamentada a anos e eu tenho 13 anos de formada e até hoje não tenho minha profissão regulamentada. Enquanto a gente discute essas questões o tempo passa, daqui a pouco a gente vai se aposentar como muitos dos meus professores e o projeto vai ficar só no projeto. E aí fica a pergunta. Teriam os flanelinhas um loby melhor que o nosso? Seriam eles mais unidos??? Precisam nem responder só pensem. Mas melhor a gente não pensar muito não. Vamos agir.

  6. jose andyara em disse:

    Arquitetos e decoradores hoje tomaram conta do mercado que deveria ser do desenhista industrial.Se fosse o contrário?Porque o desenhista industrial pode muito bem projetar casas,eles aceitariam?Não se trata tambem de definir arte do que não é, porque isto é o mesmo que discutir se o universo tem ou não tem fim.Tudo é arte.O universo,as estrelas e a vida são uma arte maior de Deus.E design é forma e função:arte e não-arte juntos.

  7. Ana Maria Oliveira em disse:

    Eu me formei em 81, ou seja, à 28 anos em Desenho Industrial na FAAP e a discussão já era a mesma.
    Fazíamos reuniões na FIESP onde eram divulgados os trabalhos dos Designers para o empresariado brasileiro conhecer a gama de serviços oferecidos por esses profissionais.
    A FIESP também convidava designers do mundo todo que já tinham escritórios conhecidos internacionalmente. Eram italianos, alemães, japoneses, americanos, etc.
    E tem gente ainda pensando em definir o que é Design? Me poupe…

  8. Paulo Roberto Oliveira em disse:

    Como posso entrar em contato com o José Andyara?

  9. Me formo em Design no fim deste ano pela Fip Moc de Montes Claros/MG. Me estranha pensar que um designer, não sabe o que é design. Pois bem, Design é Projeto, e Inovação, Criatividade,e resolver necessidades.

  10. Puxa!!!!! respondendo a Gisele, colega , vcoe tem 13 anos de formada, eu tenho 25 anos de formada. Gero emprego para duas tecnologas em design de interiores que por incrivel que pareça, até sindicato possuem !!!e eu, com 47 anos, e 25 de formada não sei na verdade que sou!!! é uma pena … uma vergonha !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Sobre o Estúdio Ziper
Objetivos
Estúdio Ziper é uma empresa que projeta produtos industriais focado design estratégico específico para a indústria brasileira, buscando aumentar a competitividade de seus clientes frente ao mercado internacional.
Ponto de Vista
Entendemos que para aumentar a competitividade industrial, é necessário que o design compreenda e interfira em todos os processos que compõe a cadeia produtiva.
Contato Direto